No dia seguinte à visita a Delos, Apolo resolveu interceder e amanheceu um dia lindíssimo de sol. Hora de sair cedo, pegar o carro e seguir em direção às praias, finalmente!
(mapa de www.lonelyplanet.com)
Pelo que pude perceber, a oferta de praias aqui é uma das melhores de todas as ilhas gregas e por isso tanta gente aparece aqui na alta, inflacionando os preços das espreguiçadeiras. São mais belas que as de Santorini, por exemplo…e bem mais agradáveis que as longas praias cheias de grandes hotéis de Rodes.
E além de tudo, elas são próximas umas das outras e com perfis diferentes, o que agrada os que gostam de variedade. Com apenas mais um dia inteiro na ilha, resolvi reduzir a duas as praias escolhidas para aproveitar o dia de sol. A primeira foi Platys Gialos, muito próxima da cidade de Mykonos.
É uma enseada pequena, bastante urbanizada…a ocupação aqui é total: hotéis de ponta a ponta e guarda-sóis tomando toda a faixa de areia. Mas com a temporada alta já terminada, pude me dar ao luxo de escolher o que mais me agradava, na beirinha da água.
É uma praia com freqüência bem diversificada, clima agradável…Ótimo lugar para conhecer pessoas, todo mundo relaxado, puxando papo numa boa… A água tem aquela cor maravilhosa a que já tinha me acostumado no Mediterrâneo e é perfeito para dar aquele mergulho (na verdade é tão boa que não dá vontade de sair). E tem serviço de bordo!
Tomar sol e banho de mar depois de um dia nublado e de garoa como o anterior foi uma sensação boa demais. Tanto que só saí da minha espreguiçadeira, com muito custo, no meio da tarde para almoçar em Paradise, outra praia linda e deliciosa de se ficar. Adoraria ter mais um dia para poder chegar de manhã e esquecer da vida ali…
Boa parte das famosas casas noturnas (e, bem, diurnas também…) da ilha fica aqui, na praia. Na temporada, a balada funciona sem parar, com poucos intervalos para os animados dormirem umas horinhas e voltar. Mas como agosto já ia longe, a movimentação era discreta, todo mundo só aproveitando o sol.
Para quem está no espírito esportista, existe uma operadora de mergulho do lado esquerdo. Já para aqueles no espírito naturista, o lado direito de Paradise é perfeito para tirar a roupa.
Já no final da tarde, e já no modo exploração, eu quis dar uma passadinha em Super Paradise, a praia-balada com maior freqüência GLS.
Por causa do horário e da época do ano, a praia estava uma desolação só. Mas deve ser muito bacana relaxar ali e ver a agitação…
Aproveitando o carro, continuei pelo interior da ilha, por paisagens bucólicas, que nada lembram as imagens de ilha cosmopolita que Mykonos passa…
…visões de ovelhas e casas antigas, um contraste total com as praias vistas pouco tempo antes.
Circulando pelas estradinhas estreitas e vazias, o objetivo era chegar a Ano Mera, um vilarejo tradicional, bem no centro da ilha…
…conhecido por seu mosteiro, estabelecido originalmente ali no séc. VI.
Amarrando a canga como uma saia comprida, entrei primeiramente no pátio…um lugar calmo e silencioso, cheio de flores ao redor…
…e, dentro da linda igreja forrada de ícones, foi como se estivesse em um outro mundo. Só eu sentada e dois padres orando: um cantava e o outro percorria a sala com o incenso. Me permiti ficar ali por um bom tempo…e depois relaxar no pátio um pouco mais…
Na volta para o hotel, uma breve passada pelo porto novo, para admirar a movimentação dos grandes cruzeiros…mas nem precisaria muito, porque poderia vê-los de camarote 😎
Última noite em Mykonos…feliz de poder aproveitar bem o dia, de sair com a melhor das impressões da ilha. Feliz de poder ter mais um pôr-do-sol inesquecível para a coleção…
(Próxima parada: Rodes! 😀 )
Se me permite, peguei – aqui e ali – algumas frases que dão bem a tona do seu estado-de-espírito e de como, com elas, as frases, conseguiu tão bem passar aos leitores, num texto gostoso – a essência do dia, do lugar:
“Apolo resolveu interceder e amanheceu um dia lindíssimo de sol”
“São mais belas (as praias) que as de Santorini, por exemplo…e bem mais agradáveis que as longas praias cheias de grandes hotéis de Rodes.” (com o que concordo especialmente)
“…pude me dar ao luxo de escolher o que mais me agradava, na beirinha da água” (cheguei quase a ficar com inveja. Da água.)
“Adoraria ter mais um dia para poder chegar de manhã e esquecer da vida ali…”(nem precisava dizer, deu pra perceber nas fotos e no restante do texto)
“…visões de ovelhas e casas antigas, um contraste total com as praias vistas pouco tempo antes…” (muito atraente, como se pode ver pelas fotos, um contraste curioso)
“…conhecido por seu mosteiro, estabelecido originalmente ali no séc. VI.” (bem, eu já vi fachadas curiosas, mas esta, tão bem fotografada por você, está muito bacana)
ENCANTADORA apresentação a Mykonos. Se o Departamento de Turismo da Grécia ler e ver, de certo vai querer lhe pagar por isso. Fluxo turístico incrementado em épocas de crise mundial vale uma nota preta!
Emília,
Mais um post agradável para se ler e guardar. As fotos estão muito boas e dão uma vontade louca de mergulhar!
A cada post eu fico mais ansioso para chegar logo a minha vez de conhecer esse paraíso 🙂
Arnaldo, vou mandar o link da série para o Escritório de Turismo grego, quem sabe? Afinal minhas matérias são isentas 😉
Que bom que gostou do post, fico muito feliz…A foto do mosteiro foi complicada, pois o pátio era pequeno e não tinha muito campo para fotografar a fachada. Um dos pontos altos do mosteiro é essa torre à direita, inteiramente esculpida em mármore. É um lugar muito especial…
Sempre orgulhosa dos seus elogios! 😀
Alessandro, achei que não fosse conseguir aproveitar muito, sendo final de setembro já, mas não é que deu praia? Realmente as praias que visitei são ótimas para relaxar: bom banho de mar, espreguiçadeiras, comidinhas.
Quando mesmo é que vc viaja?
Obrigado, Emília, fico esperando você me mandar por e mail o endereço do Escritório de Turismo, até para que eu o tenha se algum leitor me pedir (depois de ser direcionado ao “A Turista Acidental”).
Arnaldo, pelo que vi no site da GNTO (o órgão de turismo grego), eles não têm escritório no Brasil, pode? Desse jeito não dá! 😆
Estou te mandando por e-mail os links. Até mais tarde! 😉
Parabéns pelo blog, o descobri e imediatamente me apaixonei, um forte abraço da mais nova fã assídua do blog.
As fotos são lindas!! E também adorei o texto!
Deu muita vontade de conhecer Mykonos…
Apaixonante o post, Emilia! Eu também poderia usar as suas belissimas palavras para descrever os dias azuis e ensolarados que passei em Mykonos, debaixo do meu guarda-sol 😉
A viagem à Grécia é uma das que eu mais quero repetir ultimamente…
Pingback: Um guarda-sol para chamar de meu
Uiii, com esse frio aqui em Curitiba… só penso em praia! Se for praia grega, então… muito melhor… hohohoho! Bjs!
Adorei o post…adorei as praias…mas sabe que a Grécia infelizmente ficou pra depois…
Beijos
Afinal, qual é a ilha mais linda, Emília? 😉 E coitada da Silvai, se no Rio já estamos padecendo à noite de frio, que dirá em CWB…
Ah, sobre a foto do mosteiro, nessas horas é que faz falta uma grande-angular… que eu tb não tenho, então passo pela mesma dificuldade às vezes. Mas a foto ficou ótima!
Abs
Viviane, fico contente que tenha gostado, seja muito bem-vinda! 😀
Cristina, muito obrigada…adorei ver a foto de Navagio no seu blog, espero pela história, promete! Grécia dá o que falar…
Mari, eu sei que é tentador, mas pense que você vai estar em Istambul em breve…a cidade mais apaixonante em que já estive. Linda, misteriosa…adoraria poder voltar o mais breve possível, então…aproveite! 😀
Silvia, apesar de não conseguir atualizar o blog com a freqüência que eu gostaria, esse último post foi uma maravilha, só para ter a ilusão de escapar desse frio que invadiu SP de jeito…(mas sei que o nosso é fichinha perto do de Curitiba!)
Carlinha, muito trabalho? Eu sei que vc deveria voltar para os EUA, mas tem algum outro plano de viagem, de férias mesmo? Não esquente…vc tem tempo demais para planejar Grécia, mocinha! 😀
Arthur…reclamar de inverno no Rio é muita crueldade para com curitibanos e paulistanos, rss….
Crueldade também perguntar qual é a ilha mais linda: cada uma tem sua particularidade. Mas se quiser saber qual foi a que mais me tocou, foi Rodes, a próxima da lista. (Mas não quer dizer que não achei Mykonos uma delícia, Santorini de cair o queixo e Milos bonita e aconchegante.)
Sobre a foto, o problema é que o pátio onde está a igreja é muito pequeno, o que não dá espaço para fotografar a fachada corretamente. Mas pelo menos fica o registro 😀
Uma ótima semana para todos!
Zakynthos também é muito legal, aos poucos estou postando mais sobre esta ilha, santorini e Atenas.
Estou adorando passear por aqui e acabei de adicionar você ao meu blog roll =)
Cristina, ótima a série sobre Zakynthos, uma ilha grega que ainda não tinha visto ninguém postar sobre!
Depois que eu terminar a minha série da Grécia, vou fazer um resumo dos meus posts, resumir as informações práticas e colocar os links dos blogs que falam da Grécia. O seu estará lá 😀
Oi, Emília
Tudo bem? Sou repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Estou fazendo matéria sobre blogs bacanas que dão dicas, entre outros temas, sobre viagens. Gostaria de te entrevistar. Você poderia me passar um e-mail para a gente combinar uma bate-papo?
Parabéns pelo blog!
Emília.
Também queria um guarda sol nessa praia pra poder chamar de meu. O duro deve ser achar um disponível em tão pouco espaço de areia. Amei o post, você estava inspirada ein?? Que delícia poder curtir a grécia com você!
Super beijos
Oi, Patricia, obrigada pela interesse!
O meu e-mail é emilia ponto gf arroba terra ponto com ponto br.
Carol, nessa época em que fui é bem tranqüilo achar um guarda-sol e espreguiçadeiras, apesar da praia estar longe de vazia. Mas em agosto…deve ser uma loucura!
Um beijo! 😀
Oba! Obrigada, Emília!
Emília,
Quando nos encontramos ia te perguntar uma coisa, mas acabei esquecendo… como foi organizar essa viagem? Parece um roteiro bem complexo. Foi díficil? Momento super curiosa… se vc puder, nos conte um pouquinho como foi todo esse processo. 🙂
Beijos!
Natalie
Natalie, foi um pouco complexo, sim. Em primeiro lugar porque a oferta de lugares lindos é enorme e difícil é estabelecer prioridades e cortar alguns pontos do roteiro (no meu caso foram Patmos e Folegandros, chuiff…mas também coloquei Meteora, hehe…). Em segundo lugar porque a logística é complicada, em se tratando de ilhas (e também porque não existe muita informação sobre os ferries com tanta antecedência).
Depois foi tentar estabelecer uma ordem mais ou menos lógica de visitação e comprar os vôos (muitos deles 🙄 ).
Foi uma viagem com vôos demais, mas que não cansaram devido à curta duração e também por ser uma viagem que durou 35 dias. Tudo correu super bem, mesmo com alguns atrasinhos das companhias gregas, felizmente não tive imprevistos. A Grécia foi a parte mais complexa da viagem, França e a visita a Istambul foram super fáceis de organizar.
Depois do roteiro e da parte de transporte, veio a parte relax: escolher hotéis, passeios, indicações de restaurantes 😉
Espero ter esclarecido um pouco, Natalie.
Beijo!
Ah, Emília, eu tô amando esses teus posts. A Grécia é meu must go number 1, e tá tão pertinho de mim que ainda não sei pq ainda não fui, rs. Amando tudo aqui nos teus posts !!!!
Dani, Dani…o que você está fazendo nesse calor romeno? Umas águas azuizinhas estão tão perto…Ok, ok, eu paro com a tortura (para mim também é…)

De verdade, acho que vocês iriam gostar…e Gabs iria se divertir muito, já até imagino o fofo de sunguinha brincando na água 😀
Olá Emília,
Estou indo pela primeira vez a Grécia com o meu marido.Amei o seu blog e gostaria de dicas de hoteis, você teria? Vamos a Atenas, Santorini e Mykonos. Depois para Praga, Budapeste e Vienna. Agradeço desde já,Chris
Oi, Chris!
Super obrigada pela visita 😀
Olha…com relação a hotéis, eu posso te indicar aqueles onde fiquei e dos quais gostei muitíssimo. Vamos lá:
– Atenas: http://www.athensgate.gr
– Santorini: http://www.atrinahouses.com
– Mykonos: http://www.vencia.gr
Se você já tiver algum em mente e tiver dúvidas quanto à localização etc…me dê um toque, ok?
Já com relação à Praga, Budapeste e Viena, sugiro um pulinho ao Viaje na Viagem, especialmente neste post aqui: http://www.viajenaviagem.com/2009/06/hoteis-bbb-em-praga-e-budapeste/
Se tiver alguma dúvida, é só perguntar que normalmente as respostas vêm rapidinho.
Um abraço! 😀
Lindas fotos e excelentes comentarios!!!
Parabens!!!
http://www.brasildestino.wordpress.com
Me colocando aqui com um VnV pq já tem uma Cristina 🙂
Adorei saber que em Agosto já é mais tranquilo, pq em Setembro, quero aproveitar muito o dia, fiquei com medo dos meus companheiros de excursão me carregarem para noitadas he he
Cristina 😆
Se eles estivessem muito determinados, seria difícil escapar em agosto…mas é impressionante ver as fotos da super alta e em setembro: diferença brutal!
Gostaria de saber se é possivel ir a Grecia conhecer as ilhas no mes de fevereiro especialmente na epoca docarnaval. Obrigada Ligia
Ligia, em fevereiro faz muito frio, a vida nas ilhas diminui: hotéis fecham, os ferries não circulam tanto. Não é a melhor época para conhecer a Grécia.
Olá Emilia, tudo bem? Muito boas suas dicas!! Realmente é muito difícil programar uma viagem sem conhecer o lugar. Principalmente porque será uma viagem de presente de aniversário de 15 anos da minha filha. Bem, vamos a Santorini e Mykonos claro! Fico sem saber se é melhor ficar perto da praia ou perto do centro. Em Santorini tenho algumas opções de hoteis – um deles é o Volcano ou kamari Beach. Em Mykonos k-hotel ou Pelican Bay entre outros. Tem conhecimento sobre as localizações desses hotéis? Qual a melhor praia para ficar Gialos ou Ornos? Considerando que vamos com duas adolecentes, o que pode me indicar? Lugar, bar, restaurente legal? Muito obrigada e adorei ler seu depoimento.
Abraço
Oi, Suzana!
Que presente bacana de 15 anos, parabéns pela escolha, hehe…
Sobre os hotéis em Santorini, não achei esse Volcano em específico (tem vários com esse nome). Já o Kamari Beach fica justamente na praia e a escolha aí vai realmente do gosto e das prioridades de vocês, já que os deslocamentos entre os principais pontos (Oia, Fira e praias) são grandes.
Em Mykonos, a mesma coisa: o K-Hotel fica na cidade e o Pelican Bay em Platys Gialos, uma praia muito simpática, ou seja: de novo depende do que vocês estiverem com mais vontade de curtir, praia ou a vila. Não posso falar sobre Ornos, que não visitei, mas fica muito perto da cidade, pelo que vi no mapa.
A noite nas ilhas é bem agitada e o ideal seria equilibrar um pouco de tudo, curtindo um pouco dos bares de Fira (em Santorini) e do centro de Mykonos, com uma boa dose de praia.
A escolha…depende do pique de vocês.
Um abraço e uma ótima viagem!
Olá Emilia, obrigada pelas dicas. Vou deixá-la resolver. Um grande abraço. Quando voltar te dou um alô.
mtf breast growth pictures kanbura40 eglonyl side effects weight gain
g6pd deficiency and dental treatment sokukeru49-domperidone foods to avoid in g6pd
how old is too old for viagra. edhelppric.mdhelpserv.com – best herbal viagra substitute,