Blogroll

Outubro Rosa – espalhando a idéia

Outubro Rosa

Na verdade esse post já vem bem atrasado, afinal outubro já está acabando, o mês da campanha mundial para conscientização sobre o câncer de mama (organizado no Brasil pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e tema da blogagem coletiva, convocada por blogueiras como a Flavia Penido e Sam Shiraishi. Mas uma boa causa  não tem tempo nem limite e, apesar deste ser um blog sobre viagens, acredito que uma boa parte, se não a maioria, dos meus leitores é do sexo feminino (pelo menos elas são a maioria de comentaristas!). E quanto aos meninos que me lêem, com certeza têm muitas mulheres queridas e próximas que devem estar atentas.
A iniciativa do Outubro Rosa é louvável não só pela organização do evento, com ações em todo o país e ampla divulgação em diversos meios, com destaque para a internet. Ela é fundamental porque toca num ponto chave, que é a importância da mamografia para a detecção precoce, o que proporciona elevadas chances de cura. E o evento tem ainda maior impacto neste ano, quando foi a aprovada a Lei nº 11.664/2008, assegurando mamografia no Sistema Único de Saúde – SUS para mulheres a partir de 40 anos de idade.
A notícia é muito boa, mas precisa de divulgação para que seja aproveitada por quem realmente precisa: as mulheres que dependem do SUS para atendimento de saúde. Além da necessidade da notícia chegar a quem precisa, ainda deve-se exigir o atendimento que a lei estabelece e com qualidade, o que nem sempre é fácil: quem já acompanhou histórias de quem passou por infinitas visitas a postos de saúde e hospitais do SUS para fazer um tratamento ou simplesmente conseguir um diagnóstico sabe das dificuldades que enfrentam as pessoas que dependem da saúde pública.
Há que se fazer disseminar a notícia e exigir o cumprimento pelos órgãos responsáveis. Mas, mais basicamente, deve estar na cabeça de cada mulher a necessidade absoluta da mamografia anual – ainda é pequeno o número das que realizam o exame com a periodicidade ideal. O descuido tão comum derivado da famosa idéia de que é algo distante do nosso universo…até acontecer com um amiga próxima, com uma tia, com a mãe. Muito sofrimento pode ser evitado com doses de cuidado. E agora cuidado um pouco mais fácil para a maioria da população feminina.
Vale a pena entrar no site da FEMAMA e do projeto para saber mais sobre o Outubro Rosa. E passar a palavra adiante.

outubro_rosa

7 Comments

  1. samegui

    Que privilegio contar com sua participação! Muito obrigado.

  2. Emília

    É uma honra participar, Sam. E, para mim, uma causa sempre válida.

  3. eduluz

    Já ia dizer: toc-toc-toc!! rs
    E não sou blogueira, mas também apoio!!
    Abs

  4. Emília

    Toc-toc-toc sempre, Edu!
    PS: Os blogueiros reclamaram e ganharam selo próprio 😉

  5. Meu Cartão de Viagens

    Bom dia,
    Somos da equipe Meu cartão de viagem, gostaríamos de fazer uma parceria com troca de banner com seu blog!
    Você pode nos enviar o seu banner? Se sim, logo enviaremos o nosso ok?
    Nosso Blog: http://meucartaodeviagem.blogspot.com
    Obrigado,
    Equipe Meu cartão de viagem
    http://meucartaodeviagem.com.br

  6. Carmen

    Em meu pais as mamografias são programadas pela saúde pública a partir dos 50 anos.
    Me apunto ao ROSA!!!!
    Um saludo

  7. Emília

    Carmen, só nos falta agora que funcione como se deve!
    Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *