Boipeba

E com vocês…as praias

Descansou bem? Tomou um café-da-manhã gostoso? Então vamos explorar as praias de Boipeba.

(mapa do site www.boipeba.tur.br)
O ponto de partida é a a praia da Boca da Barra, onde encontramos a maioria das pousadas, o acesso à vila e os bares pé-na-areia.

Uma característica bacana da praia é que ela tem dois lados: um virado para o oceano e outro para o Rio do Inferno, na sua foz. Água salobra ou salgada, você escolhe. Você pode vê-la na foto abaixo, com o rio no canto direito.
 
Apesar de ser a praia mais acessível da ilha, a Boca da Barra é bem tranqüila, pouca gente na areia e circulando.

Através de uma trilhinha chegamos à praia de Tassimirim, cheia de lindos chapéus-de-sol.

Apesar de ter alguns recifes que podem atrapalhar um pouco o banho, a praia é uma delícia: pouquíssima gente efetivamente relaxa por ali e as árvores criam a sombra perfeita. Coqueiros são muito fotogênicos, mas nada como um chapéu-de-sol para abrigar o banhista naquela horinha da sesta 😀

Não cochilei, mas foi o lugar perfeito para ler um pouquinho e cair a ficha de que eu realmente estava naquele lugar incrível…A única companhia que tive nessa manhã foram uns poucos pescadores.
Está tudo muito bom, mas é hora de levantar canga e continuar o praia-tur. Tassimirim não é muito grande e, andando mais um pouquinho e contornando uma grande pedra, chegamos em Cueira.

A primeira visão da praia impressiona…grande, coqueiros sem fim, ela faz uma curva muito bonita. As ondas são fortes e vi algumas pessoas surfando, mas o canto esquerdo da praia é bom para banho.

Além disso, neste cantinho também fica o seu Guido, famoso por cozinhar suas lagostinhas numa barraca improvisada à beira-mar.

É tudo muito rústico, mas uma delícia e o seu Guido é uma simpatia. É só pedir uma cervejinha, enfiar o pé na areia e esperar a sua lagosta. A porção individual varia de R$ 15 a 20 reais, que tal? Se você pedir com antecedência, ele também faz um polvo maravilhoso.
Depois de comer um pouquinho, que tal uma caminhada? A próxima praia é Moreré, uma outra vilinha de Boipeba, famosa pelas piscinas naturais que ficam em frente à praia.

Você tem duas opções: ir pela praia e atravessar o rio, se a maré estiver baixa. Como ela já estava subindo na hora em que fui para Moreré, acabei indo por dentro da ilha, através de uma trilha de mais ou menos 50 minutos.

O bom da trilha é que, além de queimar as calorias, ela passa por uma parte alta de Boipeba em que se pode ver quase todas as praias do lado leste e sul da ilha. Uma beleza. Essa aí de baixo é Moreré, dá até para ver uma parte mais clara, onde ficam os recifes.

A vila é bem pequena e tem um restaurante muito recomendado, o Mar e Côco. Uma pena que não o peguei aberto, fica para a próxima vez…

Mais uma pequena trilha e você está em Bainema, a última praia que pode ser atingida a pé neste trecho da ilha. É uma longa praia cheia de coqueiros, deserta.
Mas não acabou…vamos um pouco mais longe no próximo post.
PS: Apesar de eu ter feito um só post sobre as praias, acredito que tentar visitar todas em um só dia vai te deixar mais estressado/a, o que não é o objetivo num lugar desses! Como sugestão, fique um dia na Boca da Barra, Tassimirim e Cueira e em outro vá até Moreré e Bainema. Na alta me disseram que existem barquinhos trazendo de volta os visitantes para a Boca da Barra, assim como tratores que fazem aquela trilha que eu percorri, indo de Moreré à Velha Boipeba, a vila principal. Não foi o caso quando estive lá, era baixa temporada e a ilha tinha poucos visitantes. É bom se programar antes…

18 Comments

  1. Carmen

    ¡Qué saudade!.Un post lindíssimo. Parabéns, Emília!!!
    As praias son lindas e a ilha nâo há muitas pessoas.
    Me gusta mucho Boipeba. Es salvaje y rústica. Conjuga buenas playas y vegetación deslumbrante.
    Yo comí una langosta igual que esas de las fotografías, en un bar muy, muy simple y móvil en una playa. Tenías que ir andando a través de un camino interior. La playa estaba vacía. Sólo el mar, las palmeras y ese pequeño bar.
    Fue una experiencia muy recomendable y las personas eran simpáticas y amables. Qué lembranças!!!!.
    Tchau

  2. Débora

    E essas fotos de cartão postal? Mas fala a verdade, com tanta beleza por todos os cantos nem foi tão difícil fazer essas fotos, hein? rs
    Lugas incrível…
    Beijos

  3. Ernesto

    Que fotos bonitas, realmente é um lugar que esta na lista! Parabéns pelo blog e por compartilhar estes momentos conosco!

  4. Emília

    Carmen, acho que você gostou de Boipeba tanto quanto eu, hehe…
    Eu acho que o bar é o mesmo: é uma barraquinha em que o dono guarda as mesas e cadeiras na árvore? Acho que só tem o seu Guido ali em Cueira. Ô vida dura… 😀
    Débora, as minhas fotos não ficaram tão legais porque peguei umas partes de dia nublados (e também porque me falta comer muito feijão para tirar fotos realmente legais…). Mas dá uma olhada no site daquele fotógrafo que comentei no primeiro post de Boipeba e depois me fale 😉
    Ernesto, acho que esse é um lugar que vocês iriam gostar: muita natureza, comida boa, sem frescuras…Eu quero voltar, com certeza!
    Um abraço!

  5. Carmen

    Emília,
    As fotos son lindas, además las nubes también tienen su encanto!!!
    Yo siempre he visto muchas nubes en Brasil, quizás porque yo voy entre julio y agosto y debe ser época de nubes y lluvia.
    Tchau

  6. Débora

    Nada disso, Emília. Suas fotos estão bonits, sim. Claro que a do fotógrafo que você indicou são muito bonitas, mas além dele ter dado sorte de pegar aquele tremendo céu azul, o cara é profissional e tem uma super máquina, “detalhes” que fazem a diferença.
    Eu acho que você não precisa comer tanto fejão quanto imagina…
    Beijos

  7. Emília

    Obrigadas, meninas!
    Eu tive chuvas, mas somente à noite e, num dos dias, de manhãzinha. De dia aparecia o sol, mesmo com algumas nuvens. Pude aproveitar muito.
    Eu me lembrei de algo e coloquei uma atualização no texto.

  8. Arthur

    Êtcha lagostas apetitosas!

  9. Emília

    Arthur, com uma farofa de dendê, um molhinho de pimenta e aquela cervejinha gelada…vou te contar 😀
    E o preço? Não dá nem para comentar…

  10. Graciele

    Emilia, eu estava com tudo quase certo para ir para o sul da Bahia em janeiro, mas essas fotos, esses seus posts empolgados….acho que já mudei meu itinerário! 😀

  11. Emília

    Olha, Graciele, eu conheço muito pouco do Sul da Bahia, mas sei que também é fabuloso. Infelizmente não posso fazer comparações, mas Boipeba para mim está aprovadíssima!
    O lugar é muito autêntico ainda e acho que vale a pena conhecer…tenho mais uns dois posts sobre a ilha, depois você me conta o que achou ao final 😉

  12. Majô

    Emília, que praias lindas e desertas !!!! Me deu vontade de ir para lá agora !!!
    Que maldade conosco, essas lagostas fresquinhas, têm um sabor especial, nham 😉

  13. Graciele

    Aguardo ansiosa seus próximos posts! Um beijo!

  14. GiraMundo com Jorge Bernardes

    Aquelas lagostas são cenográficas, não acredito! 🙂

  15. Emília

    Felizmente não são cenográficas! 😀
    Mas infelizmente elas não estão aqui pertinho de mim 🙄

  16. Isa

    Amei o post, as fotos, as descricoes…
    Estive recentemente em Morro de SP e lá tinha um passeio que passaria por algumas destas praias – acabamos nao fazendo pois o tempo foi curto e apareceu outros imprevistos. Mas vejo que foi uma pena, pois as praias, estes locais sao fantásticos, da próxima vez que ir com certeza farei este passeio
    —–
    Isa (http://pousadamorrosaopaulo.blogspot.com/)

  17. Tarsila

    Emília,
    Entrei aqui também por acidente ao procurar fotos da Praia Chapéu do Sol, mas sem dúvida essas fotografadas por você são ainda mais deliciosas e devo dizer que, estando eu neste exato instante a trabalhar em um seco escritório, fico arrepiada de acompanhar essa aventura. Obrigada por proporcionar essa sensação num dia de trabalho!

  18. Emília

    Tarsila, te entendo perfeitamente! Nada como uma ‘viagem de cadeira’ num dia difícil dentro do escritório! Eu também viajo por aí, rs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *