Último destino grego: Rodes. Uma das ilhas mais distantes de Atenas, mas muito próxima da costa turca, a apenas uma hora de catamarã de Marmaris (ou a um olhar da janela do quarto).
IMG_8359a
A própria história da ilha é uma grande sucessão de alianças com Atenas e com os persas (e também com os macedônios sob Alexandre, o Grande.) Foram conquistados pelos egípcios, estiveram sob comando do império bizantino e controlados na Idade Média pelos Cavaleiros da Ordem de São João, estabelecidos na ilha na época das cruzadas. Coloque nesta mistura uma boa dose (quatro séculos!) de ocupação otomana, até que os italianos fincaram o pé no começo do século XX. 
IMG_8473a
Rodes é grega. Mas é também italiana, turca…Ocidental e oriental. Uma mistura típica de lugares antigos, de passagem de povos, cujo resultado é absolutamente especial e intrigante.
IMG_8363a
Não existe lugar melhor para se sentir a delícia e a estranheza da mistura do que na própria cidade antiga. A sua estrutura claramente medieval se mistura com os minaretes das mesquitas…sempre com a ocupação grega moderna frente aos olhos. E é só sair um pouco das muralhas para conferir os prédios modernistas e art déco construídos pelos italianos.
IMG_8691a
A tentação de quem chega a Rodes é se deixar ficar na capital. E eu devo dizer que é difícil mesmo resistir a cada cantinho da cidade antiga, aos seus becos, igrejinhas, muralhas, praças…
IMG_8617a
Mas é preciso sair das muralhas e andar pelo porto, conhecer a cidade nova…Ir além, pegar o carro e percorrer a ilha, que é um bocado grande: por mais que se leia sobre a diversidade de paisagens e atrações, a surpresa é inevitável. Que pode começar pelo choque que é chegar a Lindos, segundo lugar mais visitado na ilha e um encanto de qualquer ângulo…
IMG_8472a
Sendo o lugar habitado mais antigo da ilha, fundamental é subir até a Acrópole de Lindos e suas ruínas. Mas também caminhar por suas pequenas vielas, espiando seus pátios através das grades, observando os pequenos detalhes das casas…
IMG_8429a
Mas quando você acha que a ilha está dada como vista, surge a oportunidade de continuar rumo sul, admirando as bonitas praias quase desertas que surgem aqui e ali…
IMG_8479a
…mas praias são outra atração bastante conhecida de Rodes. Mesmo fora de temporada, vários vôos charter aterrissam diariamente, entregando europeus do norte que se hospedam nos grandes hotéis da costa e rapidinho seguem para suas espreguiçadeiras.
Gostoso mesmo é escolher uma rota qualquer e curtir o deslumbrante interior.
IMG_8490a
Não é um lugar de onde se esperar grandes atrações. Mas é perfeito para quem gosta de dirigir tranqüilamente: as paisagens são inacreditáveis. Passe por pequenos vilarejos perdidos no meio do nada, coma em boas tavernas, tenha sempre água à vista, seja perto ou no mar que se vê no horizonte…
IMG_8579a
…admire o verde nos diversos tons, enquanto percorre a região vinícola…
IMG_8534a
…e não hesite em parar quando der vontade. Castelos em ruínas surgirão no seu caminho. Sítios arqueológicos também. Quando menos se espera, vem uma surpresa.
IMG_8523a
Rodes é grande, mas acolhedora. Talvez por ter recebido tanta gente na sua história…ou talvez pela hospitalidade e gentileza dos que vivem ali hoje. E é espetacular. E múltipla. E não preciso de mais motivos para querer voltar 😉