IMG_8043a
Vou ser muito sincera com vocês: a escolha de Mykonos foi uma dúvida até o último momento. E vários são os motivos para isso: o primeiro deles é que tinha a impressão de que era uma ilha temática – balada. E não era bem isso que estava procurando.
O outro motivo então era…justamente a falta de motivo. A escolha de Santorini foi pela beleza impactante e única, Rhodes pela história, Milos pela calma e paisagem… Se não queria agitação, por que Mykonos então? Vilas cicládicas típicas e praias bonitas podiam ser encontradas em qualquer outro lugar. Mas havia também a questão Delos, o que fazia a diferença. E, já que a curiosidade estava instalada…ok, fechado 😀
IMG_8208a
Felizmente, o hotel foi uma das escolhas mais fáceis da viagem e outro grande acerto. O Vencia fica um pouco acima da cidade de Mykonos, em cinco minutos de caminhada. Está todo reformado e novinho, é moderno e confortável, ótima comida e café da manhã, serviço atencioso e internet gratuita (atualmente está em 1º no Trip Advisor na cidade). Além disso tem uma piscina de borda infinita linda, com uma super vista da cidade e do mar. E o quarto tinha uma das melhores vistas, oba!
IMG_8285a
O primeiro dia foi reservado para Delos, pois o tempo não estava bom para pegar praia e, dos dias em que ficaria na ilha, era o único em que o sítio arqueológico estaria aberto. Sem problemas…como não dá para ficar até muito tarde lá, aproveitei o resto do dia nublado para conhecer a famosa cidade de Mykonos.
Mykonos-Town-Map
(mapa de mappery.com)
Junto com Santorini, Mykonos faz parte do pacote básico de qualquer um que sonhe em ir para as ilhas gregas pela primeira vez. Você pode dar uma olhada em qualquer anúncio de pacote para a Grécia e as duas vão estar lá, de mãos dadas. Mas com uma grande diferença: os casais vão se identificar mais com a primeira, enquanto a última atrai quem quer dançar o dia inteiro (e algo mais…). Mas Mykonos também tem praias famosas e uma das cidades cicládicas mais típicas, onde também fica o porto da ilha.   

IMG_8177a

chora (capital) da ilha  é um dos maiores labirintos onde já estive, talvez perca para Veneza. Para ‘control freaks’ e fanáticos por mapas, como eu, é uma loucura: é melhor simplesmente esquecê-los e andar sem direção. E logo a ansiedade por se encontrar desaparece – o padrão casas-brancas-e-becos é sempre delicioso de se observar.
Como uma das ilhas mais cosmopolitas, Mykonos também é uma maravilha para quem gosta de comprinhas, lojas e mais lojas de vários tipos: marcas internacionais, souvenirs, ateliês, estilistas locais…Tem também vários pontos turísticos manjadíssimos (mas muito simpáticos), conhecidos de todos que folheiam as revistas de turismo: para começar a ‘Pequena Veneza’ (Little Venice)…
IMG_8181a
É um daqueles lugares de que se tem idéia totalmente diferentes de se conhecer ‘ao vivo’. Bem, pelo menos nessa minha cabeça…São várias casas construídas quase que dentro d’água e a maioria delas funciona como bar/balada. Há uma continuação desse trecho com restaurantes com mesas à beira d’água. É bem bacana caminhar por ali à noite, beber alguma coisa num dos bares, com a visão dos moinhos, do outro lado – outro clássico miconiano.
IMG_8179a
Voltando desta parte da cidade, Alefkandra, para o porto, passa-se por um dos cartões postais de Mykonos, a igreja de Panagia Paraportiani. Na verdade ela é uma mistura de várias delas, construídas em torno do do século XV. Ela fica linda em fotografias, toda branca e linda contra um céu azul. Claramente não foi o efeito que eu consegui 🙄
IMG_8173a
E finalmente, não um ponto turístico, mas um mascote: Petros, o pelicano. Na verdade seus substitutos, que andam para lá e para cá ao redor do porto…já que o verdadeiro está empalhado em um dos museus da cidade 🙄 Mas a verdade é que observá-los é uma diversão e dão um charme extra à capital, que já tem um bocado de personalidade.
(Para a @Marcie14, um oferecimento d’A Turista Acidental :mrgreen:
IMG_8194a
A verdade é que a pequena capital da ilha é um lugar encantador…Sob as luzes do pôr-do-sol é muito romântica, assim como ao anoitecer.
IMG_8301a
Uma delícia sair para fazer umas comprinhas nos trechos badalados e e jantar em restaurantes escondidos e charmosos…
IMG_8204a
…depois percorrer as áreas mais tranqüilas, desertas, passando ao lado do mar e ouvindo a água batendo contra os muros e casas…a visão dos moinhos iluminados…