img_7190
Quando eu estava pesquisando sobre Milos, caí de amores por umas vilas de pescadores diferentonas, que ficam na ponta nordeste da ilha. Eu já tinha visto, não sei onde, fotos destas vilas muito antes de pensar nesta viagem, sem saber exatamente onde ficavam.  Claro que fiquei contente de ‘encontrá-las’ 😀
img_7152
Eu adoro uma cidade pequena, um vilarejo… as ilhas gregas são cheias deles, mas as vilinhas em Milos tem uma ‘cara’ bem diferente e são super fotogênicas. A maior é Klima e era aqui o porto principal da Milos antiga.
img_7145
As casas de pescadores são chamadas de syrmata e têm normalmente dois andares, sendo o de cima a residência e o de baixo garagem para o barco, que fica guardadinho ali quando é inverno.
img_7151
Hoje em dia a maioria delas é alugada na temporada. Syrmata, moinhos…taí um lugar com hospedagens alternativas :mrgreen:
img_7149
As casas são sempre pintadas com cores vivas e normalmente tem a pintura sempre em dia…
img_7158
 …com algumas exceções 🙄
img_7160img_7157
A essa altura do dia, a chuva já tinha ido embora há algum tempo e a melhor pedida foi relaxar nessa simpática pracinha. Uma paz…um silêncio incrível.
img_7159
Só consegui sair dali porque ainda tinha muitas outras vilas para ver. A próxima é essa fofura que está na primeira foto do post: Firopotamos.
img_7175
Uma coisa bacana é que este povoado é menor que Klima e tem uma igrejinha, fazendo uma ótima composição. Além disso, o sol tinha dado um oi discreto e fazia brilhar a água claríssima e limpa da pequena baía. Até hoje, quando vejo essas fotos, tenho vontade de simplesmente pular…
img_7165
Até as ruínas pareciam ter sido colocadas ali propositalmente.
img_7181
O final de tarde nem lembrava do começo chuvoso do dia…

img_7191

…e decidi visitar uma última (pelo menos por hoje): Fourkovouni.

img_7193
Para variar, não se via uma alma rondando o lugar, o que poderia ser? Baixa temporada? Ou os moradores são tão tímidos assim?
img_71991
Eu ainda teria continuado até Areti, mas a estradinha de terra piorava sensivelmente a partir dali  e já hávia visto mais vilarejos de pescadores do que é razoável em um dia 🙄
Voltei para a casa, passando por uma linda praia, Plathiena. Praticamente vazia também, será que fica cheia na alta?
img_7206
Ainda deu tempo para passar no Museu de Mineração, pequeno mas bastante esclarecedor quanto à fabulosa diversidade geológica de ilha (que teria a oportunidade de ver mais exemplos no passeio do dia seguinte).  E consegui também um pôr-do-sol sobre Adamas: nublado, mas já anunciando um dia seguinte de sol.
img_7209
Mas a procura por mais vilas ainda não tinha acabado: na última manhã em Milos acabei seguindo para a que achei uma das mais bonitas, Mandrakia.
img_7626
Aqui as syrmata são cavadas diretamente na rocha, ao invés de construídas por inteiro.
img_7622
Mais um daqueles lugares deliciosos, de dar vontade de sentar num banco e só olhar a paisagem…
img_7625
Depois de tantas vilinhas na beira da água, ainda sobrou uma no topo do morro: Plaka, a capital de Milos.
img_7567
Ela segue o padrão típico das chora das Cíclades: pequenos cubos brancos em uma parte alta da ilha, dispostas num padrão de labirinto. Estas duas últimas características tinham como objetivo combater piratas, que forçavam a população a sair da beira da água e procurar abrigo no alto. O traçado também ajudava a combater o vento.
img_7618img_7612
É muito fácil mesmo se perder, mesmo aqui, em uma vila pequena. E o pior é que raramente se vê alguém para pedir indicações, é mesmo um mistério…mas é tão gostoso andar no meio dessas casinhas cheias de primaveras, portas e janelas de colorido tão vivo. Até as abandonadas têm seu charme.
img_7616img_7610
É um lugar muito bom para jantar numa noite quente, ao ar livre. Foi neste restaurante abaixo que comi uma inesquecível cheese pie (tradução: um simples pastel de queijo, dos nossos  🙄  )
img_7568img_7580
Plaka tem ainda alguns museus, que não visitei, como o Museu de Folclore e o Arqueológico. Além do kastro (fortaleza), bem no topo da colina, o melhor lugar para ver um pôr-do-sol de babar…mas isso é assunto para um próximo post 😉
img_71231